PERFURAÇÃO

perfuração-3
perfuração-2
perfuração-1
TipoS de perfurações em relação ao tipo de subsolo.
– Poço Artesiano em rocha Sedimentar
Nos poços artesianos para captação de água em solo sedimentar, é necessário a utilização de tubos ranhurados chamados de filtros e pré-filtros, são pedras e minerais que auxiliam na filtragem da água.
– Poço Artesiano em rocha Cristalina
No caso de poços artesianos instalados em solo cristalino, é preciso fazer a cimentação do espaço anular entre a superfície e o topo da rocha, pois a captação de água no cristalino é mais limpa por ser extraída de fissuras nas rochas.
EQUIPAMENTOS
– Perfuratriz Rotativa
Uma máquina perfuratriz rotativa normalmente é equipada com todos ou com uma combinação dos seguintes componentes: motorização (um motor a explosão ou um motor elétrico); sistema de transmissão de potência (sistemas mecânicos, hidráulicos, pneumáticos ou elétricos); mecanismo rotativo (mesa rotativa ou fixa, cabeçote fixo ou móvel mecânico, ou motores de acionamento hidráulico ou pneumático ou elétrico); mastro ou torre; hastes (de perfuração e de acionamento ou Kelly); sistema de circulação de fluido (linhas de transmissão com um compressor de ar ou uma bomba de lama, ou ambos); chassi; equipamento de pull-down (sistemas de cilindros hidráulicos e prendedores, correntes acionadas hidráulica, pneumática ou eletricamente, cabo ou pinhão e cremalheira); equipamento de levantamento (guincho + cabo, ou o equipamento de pull-down usado em reverso); equipamento de manuseio da haste de perfuração; e dispositivos de nivelamento acionados hidraulicamente.
– Perfuratriz a Ar Comprimido (Roto-Pneumática)
O princípio do método roto-pneumático é baseado numa percussão em alta frequência e de pequeno curso dado por um martelo (megadrill) em uma broca (bit) que, concomitantemente, é rotacionado triturando e desgastando a rocha. O fluido é o próprio ar comprimido transmitido pelo compressor por dentro da coluna de perfuração, passando por dentro do martelo e da broca. A perfuratriz é composta basicamente de: um compressor (unidade geradora do sistema pneumática); um martelo de impacto (megadrill – ao lado); e brocas (bits de botões e/ou pastilhas feitas de carbureto de tungstênio).

 

Fonte: www.portaldospocos.com.br